Conheça os principais cuidados antiferrugem: inibidores, conversores e removedores

Saiba como agir de maneira eficaz quando a ferrugem se instala.

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo e, devido à sua extensão territorial, contempla seis tipos de climas. Conhecido tipicamente por ser um país tropical, onde o sol predomina, o calor e as massas de ar distribuem umidade e brisa ao longo de sua área territorial.

Por conta das condições climáticas, a oxidação metálica, conhecida popularmente como ferrugem, é comumente encontrada em regiões de clima úmido. A aplicação de produtos antiferrugem é uma constante na manutenção de metais, sejam eles veículos, equipamentos industriais ou estruturas metálicas. Para preservar a integridade e prolongar a vida útil desses materiais, entram em cena três importantes aliados antiferrugem: o inibidor, o conversor e o removedor de ferrugens.

Tem interessa por esse tipo de assunto? Então saiba que você encontra diversos produtos antiferrugem aqui na Ferramentas Gerais, com um portfólio completo das melhores marcas do mercado e condições facilitadas. Visite nossas lojas ou acesse a loja virtual.

No texto abaixo, vamos abordar o papel fundamental de cada um destes produtos antiferrugem. Além de entender como eles atuam e cada estágio para manter a corrosão pela ferrugem à distância:

  1. Inibidor de ferrugem: proteção preventiva

O inibidor de ferrugem é como um escudo protetor para metais. Sua principal finalidade é prevenir a formação de ferrugem. O inibidor age como uma barreira entre o metal e os agentes corrosivos, como umidade e oxigênio. A camada protetora criada pelo produto é especialmente valioso em ambientes propensos à corrosão, impedindo a oxidação precoce do metal.

  1. Conversor de ferrugem: transformando o problema em solução

Quando a ferrugem já se instalou no metal, o conversor de ferrugem entra em ação. Ele reage à ferrugem existente, transformando-a numa superfície mais resistente e estável. Ao invés de simplesmente remover a ferrugem, o conversor age quimicamente para converter a camada de óxido, tornando-a mais resistente à corrosão futura. Uma prática eficaz para tratar as áreas comumente afetadas pela ferrugem.

  1. Removedor de ferrugem: limpeza profunda

Quando a ferrugem já se espalhou ou encontra-se em áreas de difícil acesso, o removedor de ferrugem é a escolha certa. A fórmula do produto dissolve a ferrugem, facilitando e muito sua remoção.

Em geral a aplicação do produto, seja em líquido ou gel, e após um período de molho, para que aconteça a reação química na superfície. Na sequência, a ferrugem pode ser removida com o auxílio de escovas, lixas ou panos. O removedor de ferrugem serve para restaurar a aparência original do metal. Ou ainda, para preparar superfícies ou peças para a aplicação de outros produtos antiferrugem.

E para que servem esses produtos químicos?

Prevenção contínua: Os inibidores de ferrugem são essenciais para prevenir a corrosão antes mesmo de começar. Eles prolongam a vida útil de superfícies e estruturas metálicas expostas a condições climáticas adversas.

Economia de recursos: A aplicação regular de inibidores antiferrugem evita a substituição prematura de peças metálicas, economizando recursos e dinheiro.

Reabilitação de superfícies corroídas: Os conversores de ferrugem são úteis quando a ferrugem já se estabeleceu, transformando áreas oxidadas em superfícies mais resilientes.

 

Limpeza profunda e restauração de peças: Os removedores de ferrugem entram em cena quando a corrosão já está avançada. Restauram peças antigas ou danificadas permitindo a remoção eficiente da ferrugem, devolvendo-lhes a um estado mais próximo do original.

 

Produtos como inibidores, conversores e removedores de ferrugem desempenham papéis distintos e complementares, contra a corrosão. Ao compreender suas funções e aplicá-los de maneira adequada, pode-se preservar a integridade dos metais. Essas ações preventivas garantem às superfícies metálicas resistência ao tempo, clima e condições adversas externas.

Conheça mais sobre os produtos químicos que a FG têm disponível para você. Você sabia que os produtos químicos não se limitam apenas a utensílios de limpeza. Para quem procura colar as lonas de freios dos veículos, ou realizar colagens de metal com metal, metal com borracha, plásticos em geral com alumínio, madeira, aço, etc., adesivos para lona de freio são uma boa indicação. As borrachas de silicone incolor são um excelente material de reprodução, oferecendo todas as propriedades que os modelos de carros necessitam, além de contar com o fabrico de moldes de alta precisão, sendo necessário com um investimento muito baixo.

Já o marcador industrial tem a função de codificar e marcar peças, ele é ideal para a utilização em todos os tipos de superfície, sendo muito eficaz nos quesitos de escrita durável e secagem rápida. Além disso, resiste à fricção, óleos, impactos, etc.

Separamos para você outro artigo sobre temas correlatos a esse: Travas e vedantes químicos: o que são e para que servem?