Dicas de como aplicar fitas antiderrapantes da maneira correta

Confira o passo a passo para não errar na hora de instalar esse equipamento de proteção coletiva.

As fitas antiderrapantes são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) fundamentais para uso em superfícies como escadas, rampas e corredores de áreas internas e externas. Elas auxiliam na prevenção de acidentes em pisos lisos e escorregadios. Se você pretende instalar em sua casa, comércio ou empresa, seguem algumas dicas de aplicação.

 

Ter cuidado e seguir um passo a passo na instalação é fundamental para preservar a vida útil das fitas antiderrapantes, além de evitar o descolamento do adesivo por má instalação. Faça da maneira correta com a Ferramentas Gerais!

Lembre-se, se você pretende adquirir Fita Antiderrapante ou qualquer outro EPC, a Ferramentas Gerais pode te ajudar. Uma linha completa de equipamentos de proteção e muito mais – conheça nossas lojas ou acesse a loja virtual.

 

1º passo: Limpe a superfície a ser instalada

Para os melhores resultados, garanta a eliminação de qualquer inferência entre o piso e a fita. Isso causa descolagem da fita e diminui a qualidade da entrega e vida útil do material.

Lave a superfície com água e sabão neutro, eliminando gordura e pó fino. Especificamente nas partes onde serão aplicadas as fitas, faça um acabamento com solventes, como acetona ou álcool. Certifique-se também de remover todo tipo de revestimento, como ceras, tintas e vernizes.

Aguarde a completa secagem do local e evite o uso em ambientes sujeitos à umidade constantemente, pois isso dificulta a aderência da fita, provocando descolagens.

 

2º passo: Avalie a condição do piso a ser aplicado

Uma atenção inicial ao estado do piso é importante e garante o melhor resultado e durabilidade do trabalho. Para pisos ásperos, com rachaduras ou com tráfego intenso de pessoas ou equipamentos, após a limpeza, a recomendação é aplicar uma fina camada de cola ou adesivo de contato para melhor aderência, aumentando a fixação da fita antiderrapante. Isso gerará maior resistência da fita.

 

3º passo: Demarque a área a ser trabalhada

Com o auxílio de uma fita crepe, demarque toda área em que será aplicada a fita. Na sequência, retire a proteção de uma das pontas da fita e, gradativamente, aplique no local, pressionando com um martelo de borracha para evitar bolhas de ar.

 

4º passo: Finalização

Para finalizar o trabalho, recomenda-se a utilização de um bom vedador de bordas nas extremidades. Isso é fundamental para garantir a durabilidade da fita, pois sua função é impedir a penetração de líquidos e sujeiras. Após cerca de 2 horas, verifique se o vedador está completamente seco. Se sim, a área estará liberada e a fita já estará apta para utilização no piso em que foi instalada.

 

Quer saber mais sobre EPIs e EPCs, confira: Equipamentos de proteção e sua importância no ambiente de trabalho