Solda com eletrodo revestido: principais características

Um dos processos mais utilizados pela indústria, a solda por eletrodo revestido é versátil e permite grande mobilidade. Saiba mais sobre esse tipo de soldagem em nosso conteúdo de hoje.

A solda com eletrodo revestido é um processo amplamente utilizado na indústria. É um procedimento manual, utilizando o calor gerado pelo arco elétrico entre um eletrodo metálico revestido e a peça trabalhada.

Além da simplicidade do processo, outra vantagem é a sua versatilidade. Isso porque, a solda com eletrodo revestido pode ser aplicada em diversas posições e diferentes tipos de materiais. Por isso, é muito utilizada na construção de estruturas de aço e na indústria. É comumente encontrada desde pequenas oficinas até grandes projetos de construção.

A seguir, vamos detalhar algumas características e vantagens da solda com eletrodo revestido. Se você é profissional da área ou está ingressando nesse segmento, a Ferramentas Gerais deve estar em sua relação de fornecedores. Um expressivo portfólio de máquinas e equipamentos, acessórios, consumíveis e EPIs para Solda, das principais marcas do mercado. Quer conferir? Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual  e adquira o que você precisa.

Principais características da solda com eletrodo revestido

O eletrodo é o consumível utilizado nos processos de solda com eletrodo revestido. Ele tem revestimento com funções específicas, que protege o metal de solda contra contaminação, estabiliza o arco elétrico e adiciona elementos à solda para melhorar suas propriedades. Ou seja, é um item que deve ser muito bem observado pelos soldadores.

Existem no mercado inúmeros tipos de eletrodos revestidos. Seu revestimento tem a capacidade de produzir os gases de proteção da solda. Eles podem ser utilizados em diversas posições de soldagem (plana, vertical, horizontal, sobre cabeça), em diversas espessuras de metal de base. Outra característica é o fácil acesso, inclusive em áreas de acesso limitado. E podem ser usados também para revestimentos duros, corte e goivagem.

Quer saber mais sobre eletrodos para solda, confira nosso conteúdo: Eletrodos para solda: conheça os principais tipos e para que servem

Vantagens da solda com eletrodo revestido

A seguir, confira algumas vantagens desse processo de soldagem:

– Baixo investimento inicial;

– Dispensa suprimento de gases;

– Flexibilidade de aplicação em diversas posições;

– Variedade de consumíveis;

– Mobilidade, pois as fontes de energia de tecnologia inversora que tem pequenas dimensões e peso.

Entre as desvantagens, importante destacar:

– Menor produtividade;

– Existência de fumos e respingos;

– Geração de escória;

– Limitações para soldagem em chapas muito finas.

Dicas de operação

Por ser um processo extremamente técnico, as soldagens com eletrodo revestido devem ser realizadas por profissionais capacitados para a atividade. Alguns cuidados e dicas na execução do trabalho são importantes, confira:

– Distância do ponto soldado:

Manter a distância adequada entre os pontos de solda é essencial para a integridade e resistência do serviço realizado. Para isso, procure manter um espaço que permita a dilatação do metal e a distribuição uniforme do calor. Com isso, evita-se tensões residuais e deformações, que comprometem o serviço final.

– Posicionamento correto do soldador:

A solda com qualidade exige cuidado no posicionamento do soldador em relação à peça a ser trabalhada. Recomenda-se que o soldador mantenha a postura ergonômica e um ângulo de soldagem correto, entre 45° a 75°. Também deve manter total controle sobre a poça de fusão.

– Uso dos Equipamentos de Proteção Individual:

Recomenda-se sempre o uso de EPIs para os processos de soldagem. Os mais usuais são: máscara para solda, luvas de raspa de couro, avental de raspa, mangotes de proteção e protetor auricular.

– Utilização correta do eletrodo:

Evite bater o eletrodo contra a base metálica, prevenindo a contaminação tanto do eletrodo, quanto da solda. Ajuda também a manter a estabilidade do arco elétrico e a integridade da ponta do eletrodo. Oou seja, uma solda mais limpa, com melhor qualidade e, consequentemente, com o melhor acabamento.

Se você quer ampliar seus conhecimentos sobre processos de soldagem, recomendamos que leia também: Conheça os Processos de Soldagem e suas aplicações