elevador automotivo

Elevador automotivo: dicas de uso e segurança

As vantagens que um elevador automotivo pode trazer ao seu negócio você já conferiu aqui em nosso blog. Agora, para facilitar seu trabalho e garantir segurança na operação, reunimos algumas dicas que fazem diferença no dia a dia. Vamos lá?

Elevadores Automotivos trazem agilidade e praticidade no dia a dia de oficinas mecânicas, postos de troca de óleo, lavagem de automóveis, concessionárias, autocenters, entre outras empresas do segmento, pois elevam os veículos com ergonomia e segurança, facilitando o trabalho de manutenção ou reparação.
E justamente por ser um equipamento tão utilizado, trouxemos algumas dicas para o uso do elevador automotivo que, além de facilitar seu trabalho, irão ajudar a evitar acidentes. Confira:

POSICIONE O VEÍCULO NO CENTRO DO ELEVADOR

Certifique-se de posicionar o carro bem no centro do elevador automotivo para garantir que o peso esteja corretamente distribuído, dessa forma, evita que o carro deslize ou que partes do elevador sejam danificadas.

RETIRE O PESO EXTRA

Antes de começar o serviço, verifique se existe alguma bagagem ou carga que possa ser removida do interior do veículo. O ideal é retirar todo o peso extra, com isso você evitará danos em seu equipamento devido ao esforço extra.

VERIFIQUE OS PONTOS DE APOIO

Verifique as marcações do fabricante do veículo para o local mais indicado de encaixe nas sapatas de sustentação. Essa etapa é muito importante, já que o carro será completamente suspenso.

FAÇA UMA ELEVAÇÃO TESTE

Antes de elevar completamente o veículo, comece sempre puxando a alavanca rapidamente, apenas para que o carro saia brevemente do chão. Confira se está tudo certo antes de erguê-lo totalmente. Isso garante que nada dê errado ou fique enroscado entre o carro e o elevador durante o processo.

NÃO LAVE VEÍCULOS NO ELEVADOR

Nunca lave ou molhe veículos suspensos no elevador, pois a água pode danificar os componentes elétricos ou ocasionar oxidações. Elevadores automotivos para lavagem de veículos precisam ser produzidos especificamente para este fim, com uma preparação própria da pintura, a fim de evitar oxidação das partes metálicas, e blindagem especial para evitar o contato da água com as partes internas e/ou elétricas do elevador.

NUNCA SUBA NOS BRAÇOS DO ELEVADOR

Além de perigoso para o profissional, que pode se machucar em alguma situação de descuido, essa ação também prejudica a distribuição do peso do veículo e causa vibrações desnecessárias no equipamento.

LUBRIFIQUE O ELEVADOR AUTOMOTIVO

A lubrificação do elevador automotivo é extremamente importante para garantir a segurança e, por isso, deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante. Dependendo do modelo, ela pode ser feita usando graxa, lubrificação manual ou automática a óleo.

Lubrificação manual com óleo ou graxa:  deve ser realizada a cada 15 ou 30 dias, dependendo do uso do equipamento e ambiente em que se encontra.
Lubrificação automática com óleo: a troca do lubrificante deve ser realizada somente a cada 2 anos, fazendo com que o ganho de produtividade dentro da oficina aumente uma vez que esta operação não necessita ser realizada com frequência.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe dessas dicas, que tal aplicá-las em sua oficina mecânica? Deixe seu comentário abaixo e nos conte o que você achou.

Saiba que elevadores automotivos e ferramentas para mecânicos você encontra na Ferramentas Gerais, Líder Nacional de Suprimentos Industriais!

Quer saber como você pode Montar uma Oficina Mecânica de $ucesso? Clique aqui e saiba mais.