Saiba como escolher o modelo ideal para a sua necessidade e entenda porque ele é essencial para inúmeras atividades profissionais.
Os Óculos de Proteção, também conhecidos como óculos de segurança, são Equipamentos de Proteção Individual – (EPIs), utilizados para proteção da visão contra eventuais impactos de partículas volantes multidirecionais, luminosidade intensa, radiação ultravioleta, respingos de produtos químicos e de processos de solda, poeira, materiais sólidos perfurantes, vidros, entre outras situações. Confira algumas dicas de como escolher o modelo ideal para a sua necessidade!
Lembre-se: a segurança é sempre primordial, por isso jamais dispense o uso de EPIs em qualquer atividade!
Aplicações do mercado de trabalho
São diversas as atividades que necessitam de Óculos de Proteção durante sua execução, como por exemplo:
Na CONSTRUÇÃO CIVIL, os óculos atuam na proteção da poeira, cimento, areia, entre outros materiais. Nas demolições, além de protegerem contra o pó, também resguardam contra partículas volantes.
SERRALHERIA, CARPINTARIA E MARCENARIA – são fundamentais para a proteção contra impactos, materiais sólidos perfurantes, entre outros.
INDÚSTRIA E LOGÍSTICA – atividades como operadores de ponte rolante, empilhadeiras, manutenções em geral, entre outros, precisam dos óculos de segurança contra eventuais partículas volantes.
AGRICULTURA – principalmente nos trabalhos de colheita, como, por exemplo, os cortadores de cana de açúcar, que trabalham constantemente manuseando folhas pontiagudas, poeira, entre outros.
JARDINAGEM – em trabalhos com máquinas de cortar grama ou roçadeiras, para proteção dos olhos contra eventuais partículas (grama, galhos, pequenas pedras), entre outras.
ÁREA DA SAÚDE – dentistas e médicos usam óculos de segurança para evitar que partículas sejam lançadas, atrapalhando o delicado processo de trabalho, como por exemplo, em extração dentária e cirurgias. Em laboratórios de análises clínicas também é fundamental o uso dos óculos para proteção contra agentes biológicos.
USO DOMÉSTICO – mesmo em atividades eventuais, como pequenas reformas ou hobby, como marcenaria, por exemplo, utilizar os Óculos de Proteção também é indispensável!
A escolha dos Óculos de Proteção ideal para a sua atividade
Existem vários modelos de Óculos de Proteção, de acordo com o formato e design, como: foxter, maltês, rottweiler, pointer, ampla visão, splash, entre outros. A escolha do modelo mais indicado está ligada diretamente às características físicas do rosto do operador, ou seja, o equipamento que melhor se encaixa à anatomia do rosto.
Fique atento a esse detalhe e certifique-se de que o EPI seja adequado ao rosto e função que será desempenhada. Para quem utiliza óculos de grau, hoje há no mercado óculos de segurança especiais, que aceitam lentes graduadas.
Óculos Policarbonato para Lente de Grau – Kalipso
Lembre-se! Todo EPI só pode ser utilizado se possuir o Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Cores das lentes: qual escolher?
Há no mercado diversos tipos de cores de lentes, desenvolvidas para aumentar a percepção visual e aliviar a fadiga dos olhos nas mais diversas atividades.
Fazer uso da cor correta aumenta a produtividade e o conforto, além de reduzir os riscos de lesões nos olhos e preservar a visão por muito mais tempo. Cada coloração de lente irá proteger o operador em atividades específicas, de acordo com o tipo de exposição e o ambiente de trabalho. Aguarde, em breve teremos um conteúdo especial sobre as cores das lentes dos Óculos de Proteção!
Participe! Deixe seu comentário ou pergunta abaixo, que responderemos assim que possível.